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Quando falamos sobre batismo, é importante entender alguns aspectos. Existem três esferas às quais pode pertencer uma pessoa. Em Efésios 4.4‑6 vemos:
Um círculo grande que abrange toda a humanidade, para a qual há um só Deus e Pai (Pai no sentido de Criador), incluindo todos os homens.
Um círculo menor, (um Senhor, uma fé, um batismo), a esfera à qual pertencem todos os que são batizados com um batismo cristão, ou seja, passam a levar sobre si o nome de Cristo, reconhecendo‑O como autoridade (Senhor), mesmo sem se sujeitarem a Ele, e incluídos numa só fé, no sentido de crença na existência de Jesus. Este círculo inclui toda a cristandade, tanto os falsos como os verdadeiros.
Um círculo menor ainda (um corpo, um Espírito e uma esperança), a esfera à qual pertencem os salvos, verdadeiros crentes em Jesus. O batismo introduz a pessoa no segundo círculo.
Tendo isto em mente, vamos encontrar nas Escrituras diferentes tipos de batismo:
Batismo a Moisés (1 Co 10.2). Independente de sexo ou idade, TODOS os que saíram do Egito foram batizados em Moisés. A maioria não alcançou Canaã. Muitos eram incrédulos (Hb 3.19) e não aproveitaram a palavra ouvida por não ter sido acompanhada de fé (Hb 4.2).
Batismos judaicos (Hb 9.10; Mc 7.3,4; Hb 6.2), também chamados abluções.
Batismo de João, para arrependimento (Mt 3.11) e perdão (Mc 1.4; Lc 3.3). Atos 19.3‑5 demonstra que não se tratava de um batismo cristão.
Batismo Cristão: Aqui entra o assunto do círculo cristão, onde é introduzido o batizado, e que inclui o falso e o verdadeiro.
O batismo não regenera e nem pode salvar a alma. Tampouco tem ligação com João 3.5 que trata do novo nascimento. Ninguém é regenerado pelo batismo e você poderá perceber que a regeneração de uma alma só acontece por meio da Palavra de Deus e pelo poder do Espírito Santo dando nova vida, novo nascimento ou nova natureza para o ser (Êx 40.12; Lv 8.6; Ez 36.25‑27; Zc 13.1; Jo 13.10; 15.3; 1 Co 4.15; 6.11; Ef 5.16; Hb 10.22; Tg 1.18; 1 Pd 1.23).
O batismo efetua uma mudança de posição: o batizado passa a identificar‑se com o nome de Jesus Cristo, entrando para o círculo reconhecido em toda a humanidade com cristão. Esta identificação com Cristo é exterior "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo" (Gl 3.27). "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" (Gl 3.26 esta sim é a identificação da alma, interior, a qual é pela fé. (Leia também João 1.12 e 1 João 3.1).
O batismo transforma a pessoa num discípulo, embora um discípulo possa ser falso (Jo 6.60‑66)
O batismo identifica a pessoa com a semelhança da morte de Cristo. (Rm 6.3,4) A pessoa passa para uma posição não somente de morta, mas de sepultada.
O batismo salva como figura (1 Pd. 3.21). Quando se fala de salvação em conexão com o sangue de Cristo, fala‑se de salvação eterna, com a alma passando a ter um lugar diante do trono de Deus. Mas quando diz‑se que o batismo salva em figura, é em conexão com o seu significado, ou seja, morte. O contexto fala de Noé e sua família tendo sido salvos pela água. A água foi um castigo de Deus; um juízo. A água foi morte para todos os que estavam fora da arca, que permaneceu acima das águas do juízo. Noé e os seus foram salvos por meio de um juízo e se encontraram em uma nova posição, ainda nesta terra. Mas nada fala a respeito de suas almas.
Assim também com o batismo cristão: uma identificação com a morte e sepultura de Cristo, que foi ocasionada pelo juízo de Deus caindo sobre Ele, nos colocando em uma nova posição neste mundo, ou seja, levando sobre nós o nome de Cristo. Mas nossas almas só podem ser salvas se crermos em Cristo como Salvador, e pelo mérito do Seu sangue remidor. Por isso, o que crê e for batizado será salvo, mas o que não crer será condenado. Não diz "o que não crer e não for batizado", mas apenas o que não crer será condenado.
Resumindo,
- O batismo a Moises identificava o povo com ele (1 Co 10.2). O fato de ter sido um batismo de toda uma nação, enquanto o nosso é individual, não altera a verdade de que o batismo, de um modo geral, identifica o batizado com aquilo ou aquele a que ou a quem se é batizado.
- O batismo de João era um batismo de arrependimento para perdão de pecados (Mt 3.11; Mc 1.4; Lc 3.3; At 13.24) e tinha em vista uma vida conforme os preceitos ditados por João (Lc 3.10‑14), bem como uma esperança Naquele que havia de vir. (Jo 1.31; At. 19.4).
- O batismo coloca sobre a pessoa um "distintivo" de que agora ela professa a fé cristã (Gl 3.27) no sentido de se unir àqueles que são identificados como cristãos, sem levar em conta a genuinidade da conversão. Uma pessoa pode se vestir como um soldado, mas isto não faz dela um soldado.
- O batismo muda o terreno sobre o qual a pessoa se encontra (At 2.37‑41; 22.16; Rm 6.3,4; Cl 2.12).
- O batismo inicia a pessoa no discipulado, também sem levar em conta se é ou não verdadeiro discípulo (Jo 4.1,2; Mt 28.19; Gl 3.27; 1 Co 10.1; 1 Co 1.13).
- O batismo significa se colocar em um lugar de morte, à semelhança da morte de Cristo (Rm 6.3,4; Cl 2.12).
- O batismo significa ser sepultado (Rm 6.3,4; Cl 2.12) O primeiro homem e sua posição tem que ser eliminados de diante de Deus.
- O batismo, com os benefícios que o acompanham, salva no sentido temporal, externo, em relação com a esfera de profissão cristã sobre o mundo. Era deste modo que os judeus recebiam um perdão administrativo (At 2.38; 22.16; 1 Pd 3.21); em Mc 16.16 vemos uma aplicação geral desta verdade.
Este é um assunto extenso e poderia escrever mais outros aspectos, mas creio que isto é suficiente para um esclarecimento. NUNCA devemos pensar no efeito do batismo como sendo semelhante ao da morte de Cristo na cruz. A tremenda obra do Filho de Deus, morrendo no lugar do pecador, não pode ser comparada a qualquer ritual.
Dizer que uma pessoa não batizada está perdida, mesmo que creia no Senhor Jesus como Salvador, é o mesmo que dizer que a obra na cruz não foi completa; que é necessário uma celebração humana para que a mesma tenha pleno efeito. Que possamos olhar reverentemente para o valor inestimável do sacrifício de Cristo na cruz, o ÚNICO meio de sermos salvos.