https://youtu.be/LUsdPJCDvdg
Atos 2 faz referência à profecia de Joel 2, mas não creio que Pedro esteja afirmando ali que a profecia estivesse se cumprindo em sua sua totalidade. Tudo indica que aquilo foi apenas uma prévia do que será o pleno cumprimento da profecia nos "últimos dias".
É comum encontrarmos profecias na Bíblia que começam a se cumprir em um momento e só terminam anos ou séculos depois. Um caso assim é o da profecia de Ezequiel 26 sobre Tiro. A primeira parte, que fala da destruição da cidade no versículo 4, aconteceu entre 587 AC e 574 AC e foi protagonizada por Nabucodonosor quando destruiu a porção continental da cidade, derrubando suas muralhas.
O versículo 5, porém, só veio a ocorrer 250 anos depois, quando Alexandre, o Grande, usou as ruínas da cidade destruída por Nabucodonosor para alcançar a ilha fortificada de Tiro, para onde fugiram os habitantes após a destruição da porção original e continental da cidade. Alexandre usou o entulho das muralhas para construir um caminho no mar e atacar a ilha fortificada, que era conhecida então como Tiro.
A profecia de Joel 2:28 segue nos versículos posteriores, e inclui algumas pistas importantes. Por exemplo, Joel fala dos "últimos dias" e um estudo das epístolas mostra que existe uma diferença entre "últimos tempos" e "últimos dias", os "últimos tempos" são de maior amplitude e os "últimos dias" referem-se a um tempo do fim do atual estado de coisas. Ainda que Atos 2 fosse considerado como "últimos tempos", hoje, 2 mil anos depois, sabemos que não eram os "últimos dias".
Outra pista importante da profecia está na expressão "do meu Espirito derramarei sobre toda a carne", o que obviamente não foi o caso em Atos 2, pois um número limitado de pessoas foi ali beneficiada com o derramar do Espírito.
A promessa de "prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue fogo e vapor de fumaça" também mostra que Atos 2 não é o total cumprimento da profecia de Joel. Tudo isso tem muito mais a ver com a vinda de Cristo para Israel no final do que com a formação da Igreja, que é o que encontramos em Atos 2.
(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.) |