https://youtu.be/VJmJMFYtgDE
Sua dúvida está por confundir a expressão "o dia do Senhor" ou "o dia de Cristo" com o arrebatamento da Igreja. São coisas distintas. Quando ler as epístolas aos Tessalonicenses, entenda que, de uma maneira geral, a primeira fala do arrebatamento e a segunda fala das coisas posteriores.
Eu entendo a passagem que gerou sua dúvida da seguinte maneira:
2Ts 2:1 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
Entendo a "vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele" como sendo o arrebatamento.
2Ts 2:2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo (ou dia do Senhor) estivesse já perto.
O "Dia de Cristo" ou "dia do Senhor" é a vinda de Cristo quando todo olho o verá, depois do arrebatamento e no final da grande tribulação, embora possa também ser considerado aí o período de tribulação pois esta faz parte dos juízos que cairão sobre a terra. É um "dia" de juízo para este mundo.
A preocupação dos Tessalonicenses não estava em achar que Cristo já tinha vindo, porque eles obviamente sabiam que não tinha vindo. Eles estavam preocupados que o "dia de Cristo" estivesse se aproximando e que eles seriam pegos por ele.
2Ts 2:3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
Eles não poderiam estar vivendo o "dia de Cristo" e nem deviam pensar que este "dia" já tivesse chegado porque o apóstolo explica que algo devia acontecer antes:
1. A apostasia, que é o abandono generalizado da verdade do cristianismo e a rejeição à fé cristã.
2. O surgimento do "homem do pecado", o anticristo.
Portanto, antes que venha o "dia de Cristo" ou "dia do Senhor", que é um dia de juízo para o mundo, deve vir a apostasia e ser manifestado o homem do pecado. Fazendo uma paráfrase do que o apóstolo está dizendo, eu entenderia assim:
"Ora, irmãos, peço a vocês, tendo em vista a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com Ele, que não se deixem abalar facilmente daquilo que vocês já tinham entendido, seja por palavra ou por carta supostamente vinda de nós, como se o dia de Cristo já estivesse em andamento. Não se deixem enganar, pois o dia de Cristo não virá sem que antes venha o abandono da verdade e se manifeste o homem do pecado".
Perceba que em 1 Tessalonicenses o apóstolo faz uma distinção clara entre o dia do Senhor e a vinda do Senhor para os Seus:
1 Ts 4:13-18 é a descrição do arrebatamento da Igreja, que é uma bênção acompanhada de um prêmio para os crentes.
1 Ts 5:1-4 é o contraste, ou seja, o dia do Senhor que pegará de surpresa como o ladrão para aqueles para os quais a vinda do Senhor terá tal caráter, já que perderão tudo com isso. A exortação aqui é para não vivermos nesse estado de torpor como aqueles que serão pegos de surpresa como em um assalto.
Você há de concordar que a descrição do "dia do Senhor" para o mundo nada tem da bendita esperança que é o arrebatamento da igreja para o crente. Veja por exemplo:
Joel 2:1-3 "...porque o dia do SENHOR vem, já está perto; Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará... E o SENHOR levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar? ... O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
Certamente não é um dia assim que o crente espera.
1 Ts 1:9-10 ...vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
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