https://youtu.be/isjqG2xr1f8
Jo 16:12 "Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora". Creio que é no sentido de Mar 4:33 "E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender". Ou seja, o conhecimento das coisas de Deus não é despejado em nós de uma vez, mas o Senhor vai dando conforme a nossa capacidade e necessidade. Eu não aprendo por aprender ou para ter uma "bagagem espiritual" da qual possa me gabar. Por isso para mim não faz o mínimo sentido alguém carregar títulos como "D.D" ou "Doutor em Divindade". Você teria coragem de dizer que, em termos de divindade, você é doutor?
Lembra-se do maná no Deserto? Quem colhesse pouco ainda assim era suficiente para se alimentar, e quem colhia muito, dava na mesma pois não sobrava. E quem quisesse guardar para o dia seguinte (exceto da sexta para o sábado) o maná estragava.
Êx 16:17-20 "E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns, mais, e outros, menos. Porém, medindo-o com o gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer. E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés; antes, alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e aquele criou bichos e cheirava mal; por isso, indignou-se Moisés contra eles".
É bom lembrar que " ciência incha, mas o amor edifica" 1 Co 8:1. O conhecimento apenas por conhecer pode criar bicho, como o maná quando era colhido para guardar e não para usar.
Quando leio ou escuto a Palavra devo entender que é Deus falando comigo. É comum escutarmos ou lermos algo e pensarmos "fulano precisava escutar isso". Porém Deus fala primeiramente com aquele que tem contato com a Sua Palavra.
Você perguntou se as coisas que os discípulos não podiam suportar seriam sobre a igreja, sobre as mudanças na ordem sacerdotal, sobre o sistema religioso judaico ou sobre os gentios que viriam a fazer parte da igreja. Eu creio que eram coisas em geral, que o Senhor iria ainda lhes ensinar.
Muitas coisas que eles aprenderam durante o tempo em que andaram com o Senhor só depois fariam sentido, como foi o caso da ressurreição. Outras coisas só fizeram sentido depois da revelação feita a Paulo do que era a igreja, e também aos outros apóstolos e profetas.
Gál 1:15-17 "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim".
Efs 3:4-5 Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
Efs 3:8 "A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele".
(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.) |