https://youtu.be/Fr61r-OSqiA
Vida eterna não é uma vida que não tem fim, mas uma vida que não tem começo. É a vida que não apenas não está sujeita ao tempo, como é única, vem de Deus e está em Cristo. Vida perpétua ou viver para sempre é algo que não tem fim, mas teve um começo. Não fomos criados eternos, mas fomos criados imortais. Se passarmos à imortalidade sem termos vida eterna, viveremos para sempre na condenação do lago de fogo, longe de Deus e de outros seres humanos, em "trevas exteriores", e apenas na companhia de nossa consciência.
Talvez a dificuldade esteja em você usar indistintamente os termos "eterno" e "imortal", os quais na Bíblia têm significados diferentes. Por exemplo, você escreveu que "o homem passou a ser... uma alma eterna", "ele seria eterno (imortal) em si", "logo, possui a raça humana a eternidade intrínseca", "como, se todos... salvos ou perdidos, já somos eternos", etc. Eu entendi entendi o que você quis dizer, mas acredito que o termo "eterno" não possa ser usado indistintamente assim.
Fomos criados no tempo, esse parêntese da eternidade, mas com uma alma imortal (que não acaba mais). Vida eterna é a vida de Deus que é implantada no crente em Cristo. Não é a vida do condenado ao lago de fogo, que viverá para sempre, porém nunca teve vida eterna. A vida que o crente tem é a VIDA, que é Cristo.
Joã 11:25-26 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Joã_14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida.
1Jo_1:2 (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
O condenado ao lago de fogo irá sofrer eternamente (ou indefinidamente), porém não terá vida eterna. A diferença fica clara aqui:
Mat_25:46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
A condição para receber vida eterna é crer em Cristo, portanto os anjos não terão a vida eterna, pois ela foi reservada aos redimidos. Pense em vida eterna não apenas como extensão de vida, mas como a qualidade ou característica da vida.
Joã_3:15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Joã_3:36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Quando a Biblia fala em "perecer", isto deve ser entendido também dentro do contexto do que é vida eterna e do que é viver para sempre. Perecer tem a ver com condenação, não com extinção da vida:
Joã_3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
É no contexto do término da vida terrena que fala o versículo que você citou em Ezequiel, e basta vermos o contexto em que a expressão foi usada para entendermos que ali se trata de morte física, embora este seja um versículo muito usado em pregações do evangelho. O "morrerá", por ter pecado, é mostrado em contraste ao "viverá", por ter obedecido:
Eze 18:18-20 Seu pai, porque praticou a extorsão, roubou os bens do irmão, e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que ele morrerá pela sua iniquidade. Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniquidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
Outro detalhe importante a ser observado é que o crente não recebe a vida eterna por ser algo que Cristo tenha e a dê ao que crê, mas por este receber a Cristo, o qual "é a vida" (e não "tem a vida"). Quem tem a Cristo, tem vida, quem não tem continua morto em seus delitos e pecados. E é assim que passará pela segunda morte, a condenação eterna, depois de ter passado pela primeira morte nesta vida. Enquanto isso, o crente passou pelo novo nascimento e, portanto, não verá essa segunda morte. Quem nascer uma vez morrerá duas; quem nascer duas morrerá uma, ou nem morrerá se for arrebatado antes disso.
Talvez a melhor definição do que seja eterno esteja aqui:
2Co 4:18 Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
Mais aqui:
http://www.respondi.com.br/2007/02/condenao-mesmo-eterna.html
http://www.respondi.com.br/2009/11/o-inferno-e-eterno.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/qual-e-segunda-morte.html
(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.) |