https://youtu.be/4QbtNL5Fyt0
Quando encontramos tantas passagens que nos falam da divindade de Jesus e nos deparamos com esta que você citou, é bom verificarmos se ela tem sentido literal ou não. A passagem que citou é a que fala de Jesus como "o primogênito de toda a criação" e sua dúvida é se aqui está dizendo que ele foi criado por Deus.
Em Lucas Jesus também é chamado de "primogênito", porém o contexto mostra que está falando disso em relação a Maria: "E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem" Luc 2:7.
O sentido aí é literal, pois Maria certamente estava tendo o primeiro filho gerado em seu ventre, ou "primogênito". Se abrir em Êxodo verá a mesma palavra, porém usada em sentido figurado: "Israel é meu filho, meu primogênito" Êx 4:22. Qualquer um entenderia que Deus não está falando de Israel como o primeiro criado por Deus, pois existiu muita gente antes. A palavra aqui tem o sentido de primazia, de preferência.
Por exemplo, veja como primogenitura (ou o status de primogênito) é tratada aqui, não como a ordem real do parto, mas como um título de preferência:
Gên 25:31-33 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
Na própria Lei dada a Israel havia uma situação em que o direito da primogenitura e herança era garantido ao primeiro a nascer, e isso indicava que existia o costume de se dar a primogenitura àquele que o pai quisesse:
Deu 21:15-17 Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada, Será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito. Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.
Mas no Salmo 89 vemos a soberania de Deus agindo para com Davi, o caçula dos filhos de Jessé, e que neste salvo é uma figura de Cristo em seu reino:
Slm 89:20 Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi... Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra. A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme, E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu.
Deus promete assim a Jesus, o Rei de Israel, um lugar de primazia e supremacia, dando a ele a primogenitura, chamando-o de "primogênito de toda a Criação" para certificar-se de que nenhum ser criado pudesse ser considerado como estando acima dele.
Embora jamais tenha sido criado, por ser Deus, Jesus é o Filho eterno, isto é, sempre esteve nesta posição diante do Pai e do Espírito Santo formando a Trindade, três Pessoas, um só Deus. Adão é chamado de filho de Deus por ter sido o único homem realmente e diretamente criado por Deus a partir de matéria inerte e sem vida. Todos os outros homens são, obviamente, criaturas de Deus, porém, ao contrário de Adão, vieram de matéria viva e "nasceram do sangue... da vontade da carne... da vontade do homem" (Jo 1:13), como aparece no contraste daquele que é nascido de Deus, no caso, os crentes em Jesus. Outros seres foram criados diretamente por Deus, e são os anjos, mas estes não têm capacidade de procriarem no estado angelical. Por isso os anjos que hoje existem são os mesmos que Deus criou.
Se a passagem do versículo 15 de Colossenses pudesse deixar alguma dúvida sobre o significado de "primogênito" ali, as passagens seguintes e o contexto elimina totalmente tal dúvida:
Col 1:16-19 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
Para que "todas as coisas que há nos céus e na terra" fossem criadas por Jesus e para Jesus, e se ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por ele, não haveria qualquer possibilidade de ele ter sido criado "antes" desse "antes de todas as coisas".
Quando abrimos em Gênesis e lemos no hebraico vemos que "No princípio criou ELOHIM os céus e a terra" Gn 1:1. A palavra "Elohim" no hebraico significa Deus, porém na designação de plural com três ou mais. Quando Elohim criou o homem, encontramos também o plural até no verbo "façamos o homem à nossa imagem", o que demonstra que ali temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo agindo em conjunto.
Você encontra novamente "primogênito" no versículo 18 associado à ressurreição de entre os mortos, e aqui sim Cristo é "as primícias", o primeiro a ser ressuscitado em um corpo incorruptível (todas as ressurreições de que falam os evangelhos e Atos foram de pessoas que morreram novamente mais tarde). Finalmente, a última frase do versículo 18 fecha o contexto declarando qual a razão de tudo isso: "para que em tudo tenha a preeminência".
Muitos ímpios e incrédulos usam passagens como o versículo 15 isolando-a do contexto para tentar provar suas teorias. É importante sempre tomar o cuidado de verificar o contexto da passagem, quem disse, para quem foi dito, quando, por quê etc. Caso contrário alguém poderá até usar a Bíblia para provar que Deus não existe, pois há uma parte de um versículo que diz exatamente assim: Slm_14:1 "Não há Deus".
(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.) |