https://youtu.be/3gK5Jg1cXAE
Sua dúvida está na citação que Mateus faz no capítulo 2:23 daquele evangelho, quando diz: "Para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno". Na verdade não existe um versículo específico no Antigo Testamento que corresponda a esta passagem, como não existem outras passagens que são citadas no Novo Testamento, mas que não encontramos a origem.
Um exemplo é esta passagem de Ats_20:35: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber".
Em nenhum lugar nos evangelhos Jesus disse isso, mas é importante lembrar que os evangelhos não registram tudo o que o Senhor disse. Se os discípulos estão afirmando em Atos que Jesus disse, então ele disse, pois foram os mesmos discípulos de Jesus que escreveram os evangelhos.
Outra referência é feita a Enoque, cujo livro nem faz parte do canon do Antigo Testamento. O Livro de Enoque que existe hoje é um apócrifo escrito muitos séculos mais tarde, ainda que possa trazer em seu texto frases ditas por Enoque como a citada na epístola:
Jud_1:14 E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Voltando ao versículo que citou: Mat 2:23 E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.
Nenhum profeta do Antigo Testamento previu que ele seria chamado de Nazareno de forma explícita, mas mais de um profeta disse que ele seria desprezado. Por isso o versículo fala de "profetas" e não de um profeta específico. Quando o Senhor esteve aqui o termo "Nazareno" era um modo de expressar desprezo por alguém, e isto nós vemos na expressão que Natanael usa ao saber que Jesus é de Nazaré:
Joã 1:46 Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?
Portanto, poderíamos dizer que Mateus esteja traduzindo o desprezo do qual os profetas (e não um profeta em particular) falaram, porém usando uma expressão que resumia isso nos dias de Mateus, ou seja, "Nazareno". Mesmo em nosso idioma e cultura existem expressões usadas para designar a origem ou região de alguém em um sentido pejorativo, as quais não seria politicamente correto repetir aqui por serem discriminatórias.
(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.) |