https://youtu.be/XRUqru1p3Lk
Sua dúvida é se pode dizer que adora alguma coisa, tipo "adoro tomar sorvete", "adoro minha esposa", "adoro jogar bola", pois foi repreendido por alguém quando usou uma expressão para dizer que adora escutar minhas pregações do evangelho.
Muitas dúvidas semânticas que recebam vêm da dificuldade que algumas pessoas têm de entender a língua portuguesa. Por isso também recebo mensagens de pessoas surpresas porque encontraram a palavra "oxalá" em algumas versões da Bíblia. Para essas pessoas "oxalá" só pode ser uma divindade das religiões de matriz africana.
Mas a verdade é que oxalá é uma palavra de origem árabe (Inshallah) e quer dizer “se Deus quiser", "prouvera Deus" ou "queira Deus”. É uma expressão que designa desejo. Em algumas versões a palavra oxalá como expressão bíblica usada por vinte e duas vezes no Antigo Testamento (por exemplo, em Números 11:29) e duas vezes no Novo Testamento, como em 2 Coríntios 11:1. Nas versões mais modernas ela tem sido substituída pela expressão "tomara que" ou "quem dera que", talvez para evitar as dúvidas de leitores menos versados no idioma português.
Um dicionário de sinônimos que encontrei na Web dá vários significados para o verbo adorar divididos em dois grupos, "gostar muito" e "venerar". No primeiro grupo estão estimar, amar, admirar, gostar, prezar. No segundo grupo aparece no sentido de honrar, cultuar, idolatrar, reverenciar, venerar, louvar.
É triste quando vejo algum cristão repreender seu irmão por usar expressões contendo o verbo "adorar". Isto porque uma pessoa instruída e sensata saberia que o outro não está dizendo que adora tomar sorvete no sentido de se prostrar diante de um picolé, mesmo porque sua adoração não iria durar. O picolé logo derreteria.
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)