Veja que interessante esta passagem, que usa a mesma palavra "eklesia" usada para igreja ou congregação, mas no contexto de incrédulos:
"Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros; e, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia [eklesia]. Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso. , tendo dito isto, despediu a assembleia [eklesia]." (At 19:39-41).
A palavra "culto" no grego "latreia" tem conotação judaica, pois não significa uma reunião de pessoas como é o caso de "eklesia", mas sim uma cerimônia ministrada por alguém. Também tem o sentido de adoração e louvor, e é por isso que de "latreia" deriva a palavra idolatria, que é culto a ídolos. A palavra "culto" aparece nessa feição judaica neste versículo como prática judaica:
"Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas... Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. " (Rm 9:4; Hb 9:1).
"Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros; e, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia [eklesia]. Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso. , tendo dito isto, despediu a assembleia [eklesia]." (At 19:39-41).
A palavra "culto" no grego "latreia" tem conotação judaica, pois não significa uma reunião de pessoas como é o caso de "eklesia", mas sim uma cerimônia ministrada por alguém. Também tem o sentido de adoração e louvor, e é por isso que de "latreia" deriva a palavra idolatria, que é culto a ídolos. A palavra "culto" aparece nessa feição judaica neste versículo como prática judaica:
"Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas... Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. " (Rm 9:4; Hb 9:1).
Aqui ela aparece como a atividade de cultuar a Deus em espírito: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Rm 12:1).
Neste outro ela aparece na adoração a anjos, o que é proibido pela Palavra de Deus... "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão." (Cl 2:18).
Resumindo, dizer "Vou à reunião", "Vou à igreja", "Vou à assembleia", "Vou à congregação" são a mesma coisa, o problema é que a palavra "igreja" teve seu sentido original alterado e hoje se entende como um edifício religioso ou uma organização religiosa., e não como uma mera reunião de pessoas.
O mesmo problema encontramos hoje quando dizemos "Vou à assembleia" e "Vou à congregação", porque existem denominações que adotaram esses nomes. Então me parece que "reunião" ainda é a mais isenta de mal entendidos, mas ninguém queira entender que seja a mesma "reunião" ou "congregação" de Israel por em ambos os casos o mesmo termo ser usado.
A igreja ou reunião ou congregação a que as epístolas se referem nada tem a ver com Israel, mas está relacionada ao corpo de Cristo e não existia nem mesmo nos evangelhos, ou o Senhor não teria usado o verbo no futuro quando disse: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (eklesia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16:18).
por Mario Persona
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
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