fonte

Não posso levar meu filho autista às reuniões?

PERGUNTA: Quando falamos sobre nosso filho ter TEA (Transtorno do Espectro Autista) e geralmente não fala, mas emitir uns sons altos, um irmão falou que quando isso acontecesse devíamos levar nosso filho para fora da reunião para não atrapalhar. Fiquei em dúvida se poderia ir ou não pois o meu filho é hiperativo. Como proceder vou sem o meu filho?

RESPOSTA: Esta é a dúvida de muitos pais que têm filhos incapazes de se comportar numa reunião. Tenho um filho com algum grau de TEA que precisou ser treinado para ficar em silêncio nas reuniões. A dúvida e às vezes até indignação por achar falta de amor impedir um bebê chorão ou um autista de participar das reuniões da igreja vem de um entendimento supersticioso do que seja a reunião da igreja. Vindos do catolicismo, imaginamos que exista algum poder mágico na reunião que de algum modo poderia influenciar positivamente quem estivesse naquele ambiente, então seria errado impedir que alguém participasse. Tal pensamento fez o catolicismo e o protestantismo projetar templos que de algum modo influenciasse as pessoas com música, vitrais coloridos, velas, incenso etc.

Mas o que é uma reunião da igreja? A Bíblia responde. Quando os primeiros cristãos se reuniam eles "perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2:42). Perseverar na doutrina é aprender a doutrina como numa sala de aula, com alguém explicando e os outros ouvindo atentamente em comunhão, ou seja, numa atitude assertiva. O partir do pão é a ceia do Senhor na qual recordamos sua morte, seu corpo morto e seu sangue derramado por meio dos símbolos do pão e do vinho. Apesar de sabermos que ele ressuscitou, o clima é de um velório, com respeito e cerimônia. Finalmente, nas orações enquanto um ora e os outros escutam atentamente para poderem dar seu "Amém" ou "Assim seja". 

Não faltam ensinos nas cartas apostólicas para mostrar que tudo isso acontece em um clima de solenidade e respeito. Se estamos reunidos para aprender da doutrina e comunhão dos apóstolos é evidente que precisam existir condições propícias para isso como numa sala de aula, e se você foi à escola se lembra de quantas vezes o professor pedia silêncio. 1 Coríntios 14:40 enfatiza a importância da ordem nas reuniões da igreja: "Mas tudo deve ser feito com decência e ordem." Além disso, há uma passagem em 1 Timóteo 2:11-12 que trata sobre o aprendizado em silêncio, embora esteja mais relacionada ao contexto das mulheres na igreja: "A mulher deve aprender em silêncio, com toda a submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio."

Uma ceia onde cada um faz o que quer e como quer é condenada em 1 Coríntios 11:20-21 diz: "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo."

Finalmente, apesar de o diabo ter conseguido desvirtuar as reuniões de oração no meio pentecostal, onde se cria uma balburdia que mais parece uma histeria coletiva, com todos falando ao mesmo tempo palavras inteligíveis ou não, uma reunião de oração na igreja deve ser ordeira e feita de modo a todos entenderem o que está sendo dito para poderem dar seu "Amém" de aprovação. Paulo alerta em 1 Coríntios 14:9 "Assim acontece com vocês: se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar." Também em 1 Coríntios 14:23, 27-28, 33 "Se, pois, toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns que não entendem ou descrentes, não dirão que vocês estão loucos?... Se alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fiquem calados na igreja, falando consigo mesmos e com Deus... Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz, como em todas as congregações dos santos."

Resumindo, a reunião da Igreja deve acontecer em ordem e em clima solene, nada de gritarias ou demonstrações histéricas. Então se alguém tem um filho incapaz de se controlar, deve evitar levá-lo às reuniões, ou se tem um bebê que chora continuamente deve sair da sala para não atrapalhar o ensino da Palavra, a ceia do Senhor e as orações, que são a razão de as pessoas estarem reunidas. Evite o pensamento supersticioso de que privar alguém da reunião significa que essa pessoa deixará de ser "energizada" por bons pensamentos ou algo assim, como pensam os pagãos. O culto cristão é um culto racional, ou seja, feito com a razão e não com os sentidos soltos e guiados por emoções. "Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas", nos ensina 1 Coríntios 14, e não ficam independentes para agirem como a carne mandar. "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:1-2

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça